1ª Folia Literária Internacional do Amapá inicia na sexta-feira, 27
Programação
10/25/20232 min read


A 1ª Folia Literária Internacional do Amapá começa na sexta-feira, 27, com uma programação imperdível e fazendo homenagens aos grandes nomes da literatura e poesia do estado. O evento, que reunirá escritores de várias partes do Brasil e do mundo, contará com shows musicais, saraus, oficinas, palestras, piquenique e intervenções culturais no Parque do Forte, na orla de Macapá, até domingo, 29, quando for realizado o Dia Nacional do Livro.
Essa é a primeira programação voltada para a valorização da literatura, do livro e da leitura em 10 anos no Amapá. A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae-AP).
O Estado montou uma “cidade literária” ao lado da Fortaleza de São José, para receber espaços culturais onde serão abordadas as diversas formas de expressão do segmento literário.
“A Folia Literária Internacional do Amapá é uma resposta do governador Clécio a uma demanda do segmento literário, que contará com uma feira de grande porte e alinhada com as diretrizes da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. Estamos fazendo um resgate muito importante, realizando este evento, inclusive, durante as comemorações dos 80 anos de criação do Amapá, o que torna este momento um marco na história do nosso estado e no investimento na literatura”, reforça a segurança da Cultura do Amapá , Clicia Vieira Di Miceli.
Entre os espaços preparados para a primeira edição do evento, estão o Barracão das Multivozes Aracy Mont'Alverne, que terá em sua programação palestras e mesas temáticas; e o Barracão das Palavras Mauro Guilherme, que concentrará atividades de workshops e palestras.
Ainda terão dois palcos para apresentações livres e literário-musicais, além de intervenções poéticas. Entre eles está o Palco Remanso, que terá programações culturais nos três dias, a partir das 20h. Um Corredor Literário contará com o Estacionamento do Parque do Forte com estandes de livrarias e a Cápsula do Tempo Virtual em comemoração ao “Amapá 80 Anos”.
O espaço Gengibirra Literária Isnard Lima funcionará como um café literário, onde os autores poderão fazer lançamento de livros e sessões de autógrafos. Haverá, ainda, um espaço reservado para editoras do Amapá.
O evento contará ainda com autores convidados do Brasil, Guiana Francesa e Índia, além de autores locais, que irão compor as mesas temáticas e palestras da programação. Uma homenagem aos poetas Ivo Torres e Alcy Araújo marca a primeira edição do evento.


