Grupo Axé Sókebrança encerra a circulação pelo Amapá com encontro no Mercado Central de Macapá

Oficinas

9/18/20212 min read

Com mais de 17 anos de fundação, o Grupo Axé Sókebrança no segmentos da dança em estilos diversificados, dentre as ações realizadas destacam-se as aulas de zumba em espaços públicos, inclusive em condomínios populares e áreas periféricas da capital.
Durante a pandemia, as atividades restritas aos membros do Grupo que aos poucos retornam para o encontro com o público a partir da flexibilização dos protocolos de enfrentamento à nova covid-19. A retomada ocorre com a circulação de apresentações e workshops de dança em cinco municípios do Amapá, projeto apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP) com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017 – Lei Aldir Blanc.
A “Circulação Sókebrança” já passou pelas localidades de Pedra Branca, Porto Grande, Santana (sede e Ilha de Santana). Neste sábado (18), a partir das 17h30, o Grupo e os professores convidados, Flávia (Porto Grande), Domingos (Pedra Branca) e Rodrigo Play (Santana) estarão em frente ao Mercado Central de Macapá para o encerramento deste projeto com uma grande aula de zumba para o público presente.
Além de difundir e socializar a dança no Amapá, com ações continuadas e gratuitas, as oficinas ao ar livre realizaram contribuições para a melhoria da qualidade de vida da população e para a saúde física e mental tão necessárias nesse período.
“A zumba sempre atrai um grande público, porque ganhamos com a positividade e a motivação dos nossos alunos, sempre com as nossas referências culturais influenciadas pelas danças e ritmos tradicionais. Nessa ocasião, a nossa identidade nortista colabora muito para a criação de momentos de convivência social e de frutificação da nossa arte, a dança”, diz o professor Xandy Brandão coordenador do projeto.
Até o encerramento da circulação, o Grupo Axé Sókebrança deve envolver cerca de 2.500 pessoas atendidas diretamente com orientações de condicionamento físico, treinamentos culturais entre grupos de dança, bailarinos e professores do segmento. O “aulão” é superconcorrido e aberto gratuitamente para todas as faixas etárias, durante as atividades, os participantes devem utilizar equipamentos de proteção individual como máscara facial, álcool gel 70% e manter o distanciamento físico seguro.
A Zumba e seus benefícios
De origem colombiana e em franca expansão mundial, a Zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e regionais. As atividades físicas associadas resultam em coreografias acessíveis que colaboram para o sucesso e para a presença desta modalidade em diversos espaços da cidade como academias e praças em aulas que conquistaram o gosto popular.
Estudos recentes publicados na Health Education Journal na Espanha demonstram que as práticas de zumba podem melhorar a qualidade de vida dos participantes como um todo, especialmente o aspecto emocional. A influência positiva da dança em alguns casos perdura por até dois meses após o término do experimento.
Serviço:
Projeto “Circulação Só Kebrança”
Local: Mercado Central de Macapá
Data: 18/09/2021 (Às 17h30)
Realização: Oca Produções e Grupo Sókebrança
Contatos: 96 91338314 (Washington)
Projeto contemplado com o EDITAL Nº 009/2020 – SECULT – “PIMPOLHO SANCHES” Fomento a Programas, Projetos e Ações Artísticas e Culturais Continuadas.
—-
Paulo Rocha

Siga nossas redes sociais para mais informações:
Site: https://www.ocaproducoesap.com.br/
Facebook
: https://www.facebook.com/ocaproducoesap
Instagram
: https://www.instagram .com/ocaproducoesap/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2tzAkof21qP6pQMvIkJExQ