“Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo”: segundo livro de Elton Tavares visita paisagens da memória, boemia, poesia e cotidiano Amapaense.
Lançamento
11/10/20212 min read


Viradas do cotidiano intenso e surpreendente povoam as páginas do segundo livro do jornalista Elton Tavares, fundador e editor do site De Rocha, portal mais do que enraizado nas buscas de internet dos amapaenses e fonte de cultura desde 2009. O lançamento de “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo” acontece no dia 22 de novembro, em um dos ambientes mais visitados e revisitados pelo autor, Bar e Restaurante Station 57.
Assim como na primeira coletânea, lançada em 2020, o jornalista volta a envolver o leitor em histórias que acontecem no dia a dia de Macapá e em sua vida pessoal. Com linguagem coloquial que aproxima e convida o leitor a mergulhar na narrativa dessa construção repleta de tanta verdade, que é possível se sentir dentro das “estórias”. Assuntos inusitados, porém vivenciados, como a reclamação por ter que usar uniforme, como também, sonhando com uma máquina do tempo cinematográfico ou sentindo o cheiro da educada, elegante e sábia, vó Peró. Relatos e mistérios surpreendentes que somente uma boa literatura poderia revelar.
Como grande é o universo descrito nas páginas de “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo”, ainda maiores são os integrantes desse projeto liderado por Elton. As ilustrações são do artista plástico Ronaldo Roni, projeto gráfico e diagramação são contratados pelo publicitário Andrew Punk, projeto do produtor cultural e jornalista Daniel Alves e revisões do poeta Jaci Rocha e da jornalista Marcelle Nunes.
Autor de diversas obras e lenda da cultura tucuju, o escritor Fernando Canto assinou o prefácio do livro, deixando claro que se trata de uma experiência de herança: “Ele fala de si mesmo como se colocasse palavras nas nossas bocas leitores, latentes bocas do inferno , bocas devoradoras de letras e de pensamentos Tavarianos”.
As 43 crônicas que compõem o novo livro de Elton Tavares foram publicadas originalmente em seu site, o De Rocha. A obra foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, executada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). “Há 12 anos o portal faz parte da vida cultural e política do amapaense, fico muito satisfeito em ver que o virtual é palpável e virou um segundo livro. agradeço à Secult e ao secretário Evandro Milhomen pelo apoio e confiança, à equipe que me ajudou nesse trabalho e ao amigo Fernando Canto pelo apoio e incentivo”, ressaltou o autor.
Para Elton, a obra tem a intenção de materializar o imaginário e dar vida diária à memória e à identidade que todos os amapaenses carregam. “É isso que o De Rocha realiza há 12 anos: o olhar de muitos observadores, suas vivências, realidades e o modo de dizer meu, do Amapá e tudo que faz parte da construção histórica da nossa cultura, espero que gostem, é isso”, conclui.
Lançamento:
O lançamento acontecerá no dia 22 de novembro, no restaurante Station 57. Bem frequentado, o espaço aconchegante reúne boa culinária, cervejas incontestavelmente geladas, playlist vívida e atendimento impecável. Localizado no coração de Macapá, a escolha do lugar para o momento é parte da garantia de uma noite agradável de confraternização entre amantes das palavras bem escritas.
Serviço:
Lançamento do Livro “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo” de Elton Tavares
Dia: 22/11/2021 (segunda-feira)
Local: Estação 57
Endereço: Rio Plaza Shopping – Central, Macapá.
Horário: das 19h às 21h
Entrada franca
Apoio: Secult – Secretário Evandro Milhomen
Marcelle Nunes – Jornalista


