Roda Paranauê - Online
Paranauê é uma expressão de origem tupi, utilizada para fazer reverência a grandes rios. Esta é uma expressão relacionada com a prática da capoeira. Na língua tupi, paraná significa “semelhante ao mar” e auê é uma espécie de saudação. Ou seja, a expressão “paranauê” pode ser atribuída a pessoa que domina a arte da capoeira, como se fizesse os movimentos iguais aos movimentos do mar. Por esta razão, a cantiga mais famosa das rodas de capoeira, “Paranauê”, utiliza este refrão como uma forma de saudação. Assim nós da Oca Produções preparamos esse grande evento chamado Roda Paranauê, que vai ocorrer em nossa página no youtube no dia 26 de agosto a partir das 17:30hrs, com grupos de capoeira que foram contemplados com o EDITAL Nº 002/ 2020 – SECULT – FÁBIO MONT´ALVERNE “RATO-BATERA” – Seleção de Conteúdos Artísticos e Culturais para Transmissões ao Vivo e/ou Reprodução em Redes Sociais e Plataformas de Streaming. Link da Transmissão: https://youtu.be/wwwLOQDbE_o


Escola de Capoeira Angola Liberdade, começou a desenvolver o trabalho de capoeira no bairro Infraero 2 na associação de mulheres onde realiza vários eventos como graduação de alunos, festival de capoeira e igualmente participam de diversos eventos como por exemplo, o campeonato no Vale do Jari em 2014. Desenvolvem trabalhos no galpão da feira do bairro Infraero 2 desde 2016 e também a desenvolvem um trabalho no céu das Artes deste mesmo bairro e no Parque dos Buritis em 2017/2018.
O Projeto Social Ginga Pra Vida, Plantar Para Colher teve seu início no ano de 2008, através da iniciativa do então professor Fabiano Costa, conhecido como “Buffalo”, e foi no bairro do perpetuo Socorro, centro comunitário, Macapá – AP, onde ocorreram as primeiras aulas.
Desde 2014 o projeto mudou de local, passou a funcionar no Conjunto residencial cidade MACAPABA, onde existe até os dias atuais do decorrente ano de 2020. É levado o nome do mestre “Buffalo” (in memoriam) que com sua esposa Simone da Silva Maia, que é a atual responsável, implantaram o projeto no residencial.


O projeto social trabalha com crianças, jovens e adultos em situação de risco, buscando desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade em geral. Tentando mostrar que a prática da capoeira é um esporte saudável, propagando a cultura da paz e não violência.
Associação de Capoeira Bimba e Pastinha, ressurgi no dia 19 de maio de 2016, Professor Mandingueiro lutou, persistiu e conseguiu reergue-la, buscando honrar a memória do Mestre Urso Negro, mostrando sua capacidade e o que é ser chamados de discípulo de mestre.
Hoje Professor Mandingueiro é presidente da Associação Bimba e Pastinha tendo como supervisor o Mestre Nonato.
O Grupo de Capoeira Raça Amapá é um projeto que tem como objetivo atuar diretamente na comunidade, direcionando seu empenho a atender crianças, jovens e adultos em risco social, um trabalho implantado na comunidade do bairro Perpétuo Socorro, onde busca ocupar o tempo livre destes com atividades de capoeira e dança. Trabalhando a área instrumental, música e arte marcial, buscando desenvolver a disciplina, o psicológico e o respeito.
A Escola de Capoeira Tradição e Fundamento ao longo do ano vem trabalhando a historia e a cultura negra no seu espaço de atividade, não como tema transversal ou de forma romantizada e estereotipada, e sim promovendo espaço de conscientização para negritude.










